Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

O melhor do Mundo

21
Abr18

Passeio na Serra D'Aire

Aproveitámos as férias da Páscoa para tirar alguns dias para descansar. O objetivo era aproveitar os dias por casa e possívelmente dar alguns passeios, se o tempo assim o permitisse. Podíamos ter escolhido imensos locais para passear, é a vantagem de viver no centro do país, mas desta vez optámos pela Serra D'Aire. Está sempre à espreita, passamos por ela vezes sem conta, mas nunca parámos. Nunca lhe démos uma oportunidade.

Aproveitámos um dos poucos dias de sol dos últimos tempos e passámos o dia a passear. Levámos as mais pequenas da família, para que também apreciem os locais bonitos que temos perto de nós e que percebam que um simples passeio pela natureza tem todo o potencial para transformar o nosso dia.

Há vários pontos de interesse nesta serra, podem saber mais no site do Turismo do Centro, aqui

Desta vez optámos pela Fórnea, que tem andado por imensos perfis de Instagram e Facebook uma vez que com a chuva das últimas semanas, a cascata ganhou uma vida nova. Há percursos pedestres devidamente assinalados e até passeios organizados, com guia, mas optámos por ir sozinhos e fazer apenas partes do percurso, também por levarmos crianças, apesar de o percursos ser acessível. 

Começámos pela vista superior da Fórnea, que é de cortar a respiração. Lá no cimo, o silêncio e a paz são arrebatadoras e apetece ficar ali algumas horas a limpar a mente de tudo o que nos rodeia no dia a dia. Até as crianças se sentaram e, de olhos dechados, conseguiram sentir a paz do local. 

 

 

 

Depois fomos de carro para a zona baixa da Fórnea mas a caminho decidimos seguir as placas que indicavam a Praia Jurássica. Não sabíamos do que se tratava e quando lá chegámos ficamos desiludidos. Parecia apenas um pedragulho gigante cravado no chão, com uma placa que indicava que ali teria havido uma praia, há milhões de anos, e apresentava um investimento que teria sido feito pra estudar a zona. Decidimos ainda assim explorar o "pedregulho" e afinal a surpresa até era bem agradável. Havia imensos fósseis e fizémos uma espécie de concurso, para ver quem conseguia encontrar mais fósseis. As miúdas adoraram e nós também. Todos estudámos fosseis na escola, mas vê-los ali, ao vivo, é diferente. Tomamos consciência de que, realmente, este extraordinário planeta já tem uma história muiiiito longa.

 

 

 

Seguimos então para a zona da Fórnea onde há o rio e a famosa cascata. A placa no início do percurso indica um caminho de três quilómetros, ao longo do qual vamos ficando surpreendidos pela paisagem. Pelas características da área, não é uma floresta densa, mas ainda assim é bastante bonita. E ver a serra a erguer-se à nossa frente, a crescer, e ver que ainda há pouco estávamos lá no alto. Fo uma experiência muito boa. A cascata não desilude, parece até que foi construída, num estilo modernista. Ainda subimos mais um pouco, para além da cascata, mas acabámos por voltar para trás, apesar de ainda haver muito para ver. Havemos de voltar.

 

 

 

Este dia deu ainda para passear pela Pia do Urso. Um lugar muito pitoresco, e onde não me importava nadinha de morar. Aqui foi implantado um ecoparque Sensorial, com ensinamentos sobre preservação da natureza e pequenas atividades que as crinaças adoram. 

 

 

Foi um passeio de apenas um dia, por uma zona que temos tendência a desvalorizar, a zona onde moramos, mas que não desiludiu nada. Temos que começar a valorizar mais o que temos aqui ao lado, afinal, vivemos na maior e mais diversa região turística de Portugal, não é verdade? apesar de ser importante conhecer um bocadinho de cada cantinho deste mundo.

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Mais sobre mim

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2019
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2018
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2017
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
Em destaque no SAPO Blogs
pub